Você fica constantemente em busca de aprovação e reconhecimento das pessoas? Se sim, você tem um problema para resolver.
Este padrão costuma ser desenvolvido na infância. O amor e o incentivo dos pais nas inclinações naturais das crianças podem evitar problemas como este na pessoa adulta do futuro.
Foto de Yan Krukau no Pexels
É natural querer reconhecimento e ter a aprovação dos demais. Esta é uma busca natural para obter afeto e aceitação.
A questão é quando é excessivo, exagerado!
Por exemplo: fazer uma faculdade escolhida por seus pais e deixar pra trás uma outra que gostaria de cursar, quando suas aptidões mostravam outro caminho. E você tenta se enquadrar na profissão, sem êxito, se frustrando.
Assim você deixa de viver a própria vida para viver as expectativas das pessoas que convive, e começa a ter uma perda de identidade. Ou seja, segue sendo obediente e agradando os outros para ter aprovação, deixando de atender suas próprias escolhas. É a sua vida e você tem o direito de escolher seus caminhos.
Quando a autoestima depende dos outros, o poder está nas mãos deles e não na sua! Portanto, é fundamental desenvolver uma vida mais funcional. Se não consegue sozinho, busque ajuda!
Pessoas saudáveis gostam de aprovação e reconhecimento, porém, elas são prioridade, não deixam de serem elas mesmas e de atenderem a seus próprios valores e inclinações naturais em primeiro lugar!
Se você sentir necessidade de um apoio profissional e personalizado, conheça as sessões de psicologia clínica ou entre em contato e agende sua sessão. Atendimento presencial com psicóloga em Atibaia, e online onde você estiver.