O estresse faz parte da vida.
Mas, quando está presente por muito tempo, o estresse pode desencadear depressão e burnout, entre outras doenças físicas e mentais.
Nessas situações, a ansiedade fica em alta e descarrega a sua reserva de serotonina. Em seguida, vem o “efeito dominó” causando o enfraquecimento do sistema imunológico.
O que fazer então?
Como não é possível se livrar do estresse, precisamos saber como lidar melhor com ele e promover saúde. A boa notícia é que muitas pessoas conseguem.
Então, vamos aprender com essas pessoas que têm habilidade para viver uma vida saudável.
Como lidamos com o estresse?
Na verdade, temos uma capacidade inata de lidar com o estresse. Isto é assim desde os tempos da caverna…
Um detalhe, porém: precisamos nos recuperar das situações estressantes!
O problema do mundo moderno nem é o estresse, a questão é que não se tem tempo suficiente para a recuperação.
Estresse acumulado sem recuperação esgota a energia, leva à fadiga, mina a produtividade, a criatividade, a alegria de viver e faz adoecer.
As pessoas felizes e saudáveis vivem as suas vidas com períodos de recuperação, e fazem isso de forma constante: “chova ou faça sol”.
Use sua criatividade e descubra suas possibilidades.
E como se recuperar do estresse?
A seguir, veja algumas coisas que você pode fazer em sua vida em diferentes níveis, ou esferas, para se recuperar do estresse. Estas sugestões podem te ajudar bastante, experimente!
1 – Micro (minutos, horas)
A primeira coisa que você precisa fazer é abrir espaços de recuperação na esfera micro, ou seja, em pequenos momentos do seu dia.
Por exemplo, ouvir uma boa música, meditar por alguns minutos, almoçar com um amigo, fazer algumas respirações profundas durante o dia, agradecer com sinceridade, rir…
E por aí vai…
Mas observe que pular o almoço, emendar reuniões, fazer mil coisas ao mesmo tempo, ficar no celular a cada notificação ou trabalhar enquanto almoça, entre outras coisas, não é se recuperar. É adicionar estresse.
2 – Médio (noites, dias)
Tenha uma atenção especial na hora de dormir. E não é cair exausto na cama, prepare-se antes para aproveitar melhor o seu sono. Eu já escrevi sobre a importância da higiene do sono aqui no blog, não deixe de ler!
Durma 7 ou 8 horas de bom sono… se possível, de vez em quando tire um cochilo após o almoço também.
E, no fim de semana, procure descansar, curtir a família, amigos, fazer um programa legal e divertido.
3 – Macro (semanas, meses)
Finalmente, faça um planejamento anual das suas férias.
Tire um tempo maior para se recuperar e se divertir. Por exemplo, ficar em contato com a natureza e reabastecer para começar tudo de novo.
Se possível, viaje para sair da rotina e se desconectar do trabalho e das preocupações.
E aproveite suas férias!
Perceba que nesses momentos é comum surgirem grandes ideias! Isso acontece porque você está em um estado mais relaxado e, assim, dá espaço para a sua criatividade.
Você consegue encaixar momentos assim na sua rotina?
Então, assuma um compromisso consigo mesmo, ou consigo mesma, e seja fiel.
Faça menos! Menos é mais!
Cuide-se para evitar o adoecimento.
Portanto, reflita: como posso, agora mesmo, começar a criar momentos de recuperação nos níveis micro, médio e macro em minha vida?