Sentimentos de raiva fazem parte de nosso dia a dia. Quando acontece, temos a percepção que “havia uma regra aqui que foi quebrada e me prejudicou”. Mas você sabe como lidar com a raiva?
A raiva está associada a uma ameaça, dano ou prejuízo. Ou seja, achamos que fomos tratados injustamente ou que algo ou alguém nos impede de obter algo que queríamos.
A frequência é maior em relacionamentos próximos e pode causar muitos problemas! Varia desde a irritação leve até a fúria, de acordo com o significado que damos à situação, com as expectativas em relação às outras pessoas ou se achamos que foi ou não intencional.
Dê um tempo quando estiver com raiva, é importante
Dar um tempo pode ser uma forma eficaz de controlar a raiva. Para isso é preciso reconhecer os primeiros sinais de descontrole.
Portanto, afaste-se por cinco minutos ou até 24 horas. Observe que isso não significa evitação, por que você vai enfrentar mais tarde essa situação.
Dar esse tempo é para te capacitar a olhar a partir de um novo ângulo e com um novo início.
Assim você se recupera, retoma o controle sobre si e sobre a situação.
E tem a oportunidade de se lembrar do que é importante e do que está tentando obter.
Por vezes, o simples fato de se afastar da situação já te ajuda a encará-la de forma diferente.
Relaxe, e aproveite o intervalo para rever sua interpretação do que, de fato, aconteceu.
Agora, pense numa nova estratégia para diminuir a possibilidade de uma explosão de raiva e assim evitar consequências que podem ser drásticas para todos.
Retome a situação de forma assertiva, com um tom de voz normal, fazendo perguntas e não afirmações… para que o outro reflita, ao invés de se defender ou atacar você, e vice-versa. Fale dos seus sentimentos e necessidades. Procure ouvir também os sentimentos e necessidades do outro que estão envolvidos no tema.
Esta é uma das ferramentas muito válidas da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) para nos habilitar a lidar com a raiva e enfrentar este tipo de situação.
Por fim, se você sentir necessidade de um atendimento personalizado, conheça as sessões de psicologia clínica.
Entre em contato e agende sua sessão.
Também acredito que é importante aprender como lidar com esse sentimento de raiva em nós! Adorei o artigo, com dicas super importante.
Legal sua colocação Cris! É um desafio para todos, gerenciar a raiva.