Pensamentos e Reações Físicas

O pensamento produz reações físicas e vice-e-versa

Sabe quando você está assistindo um filme de ação, ou de terror? E pensa que a próxima cena será de violência? Em seguida seu corpo todo se contrai, fica tenso, às vezes você nem quer ver o que está prestes a acontecer…

mulher com a mão na frente do rosto fazendo um sinal de pare
Foto de Anete Lusina no Pexels

Desta forma, pensamentos desencadeiam reações físicas.
Mas o contrário também é verdade: algumas reações físicas desencadeiam pensamentos alinhados. Especialmente se você é uma pessoa ansiosa. Ex: Você está subindo a pé uma rua bem inclinada… chegando lá em cima percebe seu coração batendo forte e pensa: “vou ter um ataque cardíaco!”

mulher de blusa de lã rosa com as mãos sobre o coração
Foto de Puwadon Sang-ngern no Pexels

Pronto! É suficiente para que você respire de forma superficial, enviando menos oxigênio ao cérebro e coração, que assim bate mais rápido. E o cérebro com menos oxigênio, desencadeia a sensação de tontura… sudorese… então, você começa a prestar mais atenção ainda aos sintomas. Em seguida, se convence de que realmente está a ponto de um ataque cardíaco e passa a viver os desdobramentos desta conclusão!

Nem parou pra considerar que a subida exigiu esforço físico que causou alteração nos batimentos cardíacos, e isto é natural, esperado e saudável! 

desenho de um cérebro, um sinal de soma e um coração
Foto de Nadezhda Moryak no Pexels

Fique atento/a a seus pensamentos automáticos.
Pense sobre o que está pensando, analise antes de embarcar em uma falsa compreensão do que realmente está acontecendo. E sofrer, sem necessidade!

Se você sentir necessidade de um apoio profissional e personalizado, conheça as sessões de psicologia clínica.

Entre em contato e agende sua sessão. Atendimento presencial em Atibaia, ou online onde você estiver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *