Quer se sentir melhor? Comece pelos pensamentos!
Quando você experimenta um estado de humor, há um pensamento que o gerou. Perceba o que está pensando e verifique a veracidade de seus pensamentos antes de agir.
Depois que um estado de humor está presente, é comum lembrar de tudo que o apoia e fortalece. Veja como: pessoas com raiva lembram sobre as muitas vezes em que foram prejudicadas. Pessoas deprimidas lembram de todos os aspectos negativos de suas vidas. Pessoas ansiosas lembram de ameaças e situações de perigo já vividos.
Foto de Alexander Dummer: https://www.pexels.com
Importante checar se o pensamento está correto quando o humor é intenso e causa sofrimento. Pois, a propensão é distorcer ou desconsiderar informações que contradigam a validade do que pensa e de suas crenças.
Em estados de humor intensos, mais extremos são os pensamentos.
Ex: Uma garota está convencida que não merece ser amada, via de regra não percebe interesse e tentativas de aproximação de alguém que a elogia e cria oportunidades de se dirigir à ela. E, se uma amiga ao lado lhe diz o que está acontecendo (porque ela não viu), não acredita que seja tudo isso, diminuindo ou desconsiderando um possível interesse.
Ignora ou distorce as informações que contradizem sua crença “a de não merecer ser amada”.
Viu a importância de checar a veracidade do que pensa nas diversas circunstancias da vida, para evitar sofrimentos desnecessários?
Se você sentir necessidade de um apoio profissional e personalizado, conheça as sessões de psicologia clínica.
Entre em contato e agende sua sessão. Atendimento presencial em Atibaia, ou online onde você estiver.