Com a vida agitada, reservar momentos para descanso vai além do simples relaxamento. Neste post, vamos explorar como a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e a Psicologia Positiva respaldam a importância desses intervalos para amenizar o estresse e na promoção do bem-estar. E também vou trazer algumas opções para você experimentar em sua rotina para criar a sua própria jornada.
Por que o descanso é vital?
A TCC destaca a conexão entre pensamentos, emoções e comportamentos. Descansar adequadamente não apenas recarrega energia, mas também impacta positivamente nossos pensamentos e estados emocionais. Estudos mostram que períodos de descanso melhoram a capacidade de enfrentar desafios diários.
Além disso, pesquisas em Psicologia Positiva revelam que atividades relaxantes liberam neurotransmissores como a serotonina, associada à sensação de bem-estar. Ou seja, inserir pausas para o descanso na rotina diária está diretamente relacionado a níveis mais baixos de estresse e maior resiliência emocional.
Pausa para o descanso – imagem criada por mim usando inteligência artificial
Exemplos Práticos
Você pode estar pensando que até concorda com a importância do descanso, mas a sua vida é tão corrida que te impede de criar essas pausas de descanso. Mas calma, não precisa deixar de fazer suas atividades e nem gastar dinheiro.
O descanso está ao alcance de qualquer pessoa, mesmo que tenha muitos compromissos. Trago a seguir algumas formas simples de criar momentos de descanso em sua rotina:
1. Mindfulness: A prática de mindfulness é uma técnica de meditação que pode ser feita em curtos períodos. Estar aqui e agora, com foco na respiração por breves minutos, ajuda a desacelerar os pensamentos.
2. Atividades lúdicas e criativas: Pintura, leitura leve, brincar com seu pet e demais atividades que geram prazer contribuem para a liberação de endorfinas.
3. Contato com a natureza: Estar na natureza é por si só reparador para níveis altos de estresse. Veja à sua volta o que pode ser, às vezes um pequeno jardim com flores ou uma praça em que você pode se sentar após o almoço. A apreciação das belezas naturais liberam neurotransmissores que acalmam.
4. Desconectar-se Digitalmente: Pausas de redes sociais e e-mails promovem equilíbrio emocional. Estabelecer limites de uso de dispositivos especialmente à noite, melhora a qualidade do sono.
Escolha uma dessas opções para começar, e siga fazendo até criar o hábito no seu dia a dia. Em seguida, tente mais uma. Não deixe para os finais de semanas ou feriados: assuma como um compromisso de autocuidado.
Mais descanso e menos estresse
Em meio ao caos da vida moderna, dedicar-se a momentos de descanso é um passo valioso para manter saúde mental. É uma indicação da Psicologia para a sua saúde.
Portanto, lembre-se: cada pausa é um investimento no seu próprio bem-estar. Busque o equilíbrio. Permita-se o descanso necessário para uma vida mais plena.
Se você sentir necessidade de um apoio profissional e personalizado, conheça as sessões de psicologia clínica.
Entre em contato e agende sua sessão. Atendimento presencial em Atibaia, ou online onde você estiver.