Assim como é importante para as pessoas adultas expressarem o sentimento de gratidão no dia a dia, como vimos neste post aqui do blog, esta também é uma prática muito saudável para as crianças.
Portanto, ensine as crianças a apreciar o belo e expressar gratidão num diário desde cedo na vida. Dessa forma elas aprendem a ter olhos de ver os presentes do dia, as bênçãos que receberam.
Para isso, veja a seguir uma adaptação do Diário de Gratidão que sugiro você experimentar com suas crianças hoje mesmo.
Que tal chamar o diário das crianças de Caderno da Alegria?
Que ele seja um caderno muito especial: colorido, com figuras, colagens etc… coisas que as crianças gostam.
Esta prática lúdica vai ensinar a criança que quanto mais ela tiver gratidão, quanto mais ela prestar a atenção no que é bom em sua vida, mais terá essas coisas!
Esse é um modelo para desenvolver o otimismo que vai acompanhá-la pela vida.
É assim com você, é assim também com as crianças. No que a gente põe foco, mais vamos ter. Em resumo: escrever sobre boas coisas faz bem e estimula a produção de hormônios, como já foi comprovado pela neurociência, aumentando o nosso bem-estar!
O que acha deste ser um ritual de família a ser feito à noite todos os dias?
Pergunte à criança: o que vamos anotar hoje no caderno da alegria? E deixe que ela diga o que gostou no seu dia, os bons momentos que teve. Ela vai se lembrar das brincadeiras, dos amiguinhos, dos carinhos recebidos, passeios, visitas de familiares, mimos etc…
As crianças são muito criativas e vivem em um universo paralelo. Pode acontecer que você nem imaginava como foram importantes para ela as coisas que escolheram anotar.
E sabe o que é mais legal? Elas ficam de bom humor e, ao dormir, levam essas memórias recentes para o mundo dos sonhos.
Se a sua criança ainda não sabe escrever, então escreva você. Mas, se ela já for alfabetizada, deixe com ela a tarefa de escrever… às vezes desenhar, como quiser!
Sugestão especial para professores e professoras: reservem espaço em suas aulas para uma atividade como esta. As crianças adoram essa “brincadeira”, experimentem!
Estimulem e reforcem este excelente comportamento!