“Pensamentos automáticos “são palavras, pensamentos ou imagens que surgem na mente ao longo do dia e influenciam, além das emoções, o comportamento. É comum, passarem despercebidos!
Observe o pensamento e o comportamento de 2 pessoas idosas: A primeira pensa: estou velha, próxima da morte, devo me recolher. E se isola, recusa convites, evita atender o telefone para não precisar se explicar.
Foto de cottonbro studio: https://www.pexels.com
A segunda pensa: estou velha, tenho mais é que aproveitar a vida ao máximo! E se esforça por estar entre amigos, fazendo programas que gosta e incentivando os demais.
Foto de Alena Darmel: https://www.pexels.com
Importante saber que a chance é maior de tentar fazer algo se você acreditar que aquilo é possível. Ex: “vou passar nesta prova”, e assim, estuda para realizar o que acredita. Mas, se acredita que não tem a menor chance de passar na prova, nem perde tempo estudando, pra quê?
A grande sacada é: fique atento/a aos seus pensamentos, e questione-os. Antes de acreditar no que pensa, analise o que está pensando como sendo uma hipótese a ser testada para ser validada ou não!
Se você sentir necessidade de um apoio profissional e personalizado, conheça as sessões de psicologia clínica.
Entre em contato e agende sua sessão. Atendimento presencial em Atibaia, ou online onde você estiver.