Desde que a pandemia começou, todos os profissionais tiveram que rever sua forma de trabalhar. E foi assim também na Psicologia.
A psicoterapia, ou terapia como é mais conhecida, já vinha funcionando antes de forma online, com restrições pelo CFP (Conselho Federal de Psicologia). E aí veio a necessidade de isolamento. A terapia online passou a ser o modelo mais usado desde então. Autorizada pelo CFP com as devidas garantias de privacidade e do sigilo nos atendimentos.
A demanda aumentou
E esta mudança foi a “salvação”! Assim, de forma online, nós pudemos retomar e dar continuidade ao trabalho que cresceu. As pessoas, com a mudança repentina pela pandemia e a ameaça do vírus presente em todo o planeta, entraram em sofrimento. Tiveram que se adaptar imediatamente à nova ordem. E passaram a ter altos níveis de estresse, picos de ansiedade, além de muitos, em luto.
Este modelo de terapia veio para ficar! Hoje temos vários meios virtuais que podemos usar para facilitar a troca de dados e materiais, com o sigilo necessário. Na sessão online, os pacientes precisam estar em local reservado, com fone de ouvido. Assim, conseguem ter liberdade e privacidade ao se expressarem. Podem usar celular, tablet, laptop, desktop, o que tiverem disponível e conectado à internet.
Todos saem ganhando com a Terapia Online
A maioria dos pacientes aderiram e se surpreenderam com os resultados, que em nada ficaram devendo aos atendimentos presenciais. Além disso, o formato online trouxe inúmeras vantagens. As pessoas já não precisam mais se locomover para entrar em terapia. E com isso ganham tempo, energia, evitam gastos de transporte, estacionamento etc. Na segurança de seus lares, em horários mais flexíveis e com toda a privacidade, podem dar continuidade a sua terapia. Algumas pessoas até comentam comigo que já não querem mais retornar aos atendimentos presenciais.
E assim, também os psicólogos puderam trabalhar em casa, não se expondo à Covid-19, para a segurança de todos. O que veio facilitar inclusive a terapia de brasileiros que moram no exterior e precisam de atendimento psicológico em sua língua nativa (que é mais profunda).
Se você ainda não experimentou a Terapia Online com receios de adaptação, faça uma experiência e constate você também, que é simples e eficaz.
Veja mais informações sobre o Atendimento Clínico ou agende agora mesmo a sua sessão.