Cerejeira vertical

Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)

A TCC foi desenvolvida por Aaron T. Beck, considerado um dos “cinco psicoterapeutas mais influentes de todos os tempos” pelo The American Psychologist (Talbott, 2002).
Ele nasceu nos Estados Unidos em 1921, filho de imigrantes judeus da Rússia, graduou-se bacharel pela Brown University em 1942 e médico pela Yale Medical School em 1946. Atualmente é professor emérito de psiquiatria na University of Pennsylvania’s School of Medicine (Louisville, 2017). Na década de 60, Aaron T. Beck iniciou o desenvolvimento da Terapia Cognitiva ao criar um Centro de TCC na Universidade da Pensilvânia. Em seguida, com sua filha Judith Beck, fundou o Instituto Beck para Terapia Cognitiva Comportamental. (Beck Institute, 2017)
Beck é considerado o pai da Terapia Cognitiva e, até hoje, as suas teorias pioneiras e as escalas de mensuração de depressão e ansiedade são amplamente utilizadas no tratamento da depressão clínica. 
As escalas de Beck incluem:
BDI – Inventário de Depressão Beck
BAI – Inventário de Ansiedade Beck
BHS – Escala de Desesperança Beck
BSI – Escala de Ideação Suicida Beck
Ao aplicá-las, o(a) psicólogo(a) tem uma atualização do estado emocional do(a) paciente desde a semana anterior até o dia da avaliação. São instrumentos importantes para a verificação da intensidade dos sintomas. Por fim, estes dados orientam a conduta do processo terapêutico, a evolução do caso, a eficácia dos procedimentos e se é necessário indicar uma avaliação psiquiátrica ao paciente.
A TCC é uma das ferramentas que utilizo no processo terapêutico, conforme a avaliação profissional de cada caso e de acordo com a necessidade de cada paciente.
Atendimento presencial em Atibaia, ou online onde você estiver.

Agende sua sessão

A primeira consulta é uma entrevista, com duração de 50 min, onde vamos compreender suas necessidades... explicar como funciona o processo terapêutico e esclarecer dúvidas para iniciarmos o trabalho.

Pétalas